- Neste nível as causas
apontadas são igualmente inúmeras, a começar pela pouco diversidade das ofertas
formativas nos níveis terminais do sistema, em particular no secundário. Outras
vezes, quando existem, estão desarticuladas, por exemplo, das necessidades do
mercado de trabalho. O resultado final acaba por ser o seguinte: ainda que o
aluno tenha tido êxito no seu percurso escolar, por desajustamento de
competências está depois voltado ao fracasso, na sua transição para a vida
activa.
- A elevada centralização do
sistema de educativo, não apenas torna a capacidade de resposta (adaptação)
muito lenta, como fomenta a irresponsabilidade ou a burocracia, ao nível local
(as escolas).
Sociedade
Ninguém tem dúvidas em concordar que a actual sociedade assenta num
conjunto de valores que desencorajam o estudo e promovem o insucesso escolar.
Diversão, Individualismo e Consumismo, três valores essenciais na sociedade
actual, são em tudo opostos ao que a escola significa: atitudes reflectida, procura
incessante do saber e de valores perenes, , etc.
Conclusão
Perante o quadro anterior quem se arrisca a retirar algumas conclusões ?
Ou a apontar "remediações" ? É o que faremos em breve.
Carlos Fontes
Sem comentários:
Enviar um comentário